sábado, 24 de março de 2012

Manassés















Cerca de quatro mil anos atrás, existiu um rei, em Jerusalém, que reinou durante cinquenta e cinco anos. Certamente era bem diferente de você. Suas roupas, sua maneira de falar, seus costumes, mas o coração dele era igual ao seu. Nós podemos ser bem diferentes uns dos outros do lado de fora, porém dentro de nós, existem os mesmos sentimentos; as mesmas dúvidas, as mesmas angústias, as mesmas frustrações, os mesmos medos, e até mesmo os pecados são iguais.

Esse homem nasceu como fruto de um milagre, e seu pai chamava-se Ezequias. Ele adoeceu e sua morte era certa.
Decorridos três anos desse milagre, nasce-lhe um filho, que recebeu o nome de Manassés. Ezequias queria olhar para aquele bebê e esquecer-se de toda dor que a enfermidade lhe trouxera. E passado doze anos, Ezequias morreu. Manasses, então com apenas doze anos, assume o lugar do pai no trono de Jerusalém. Ezequias era um homem piedoso, porém ele não seguiu o caminho do pai. 2 Cron. 33:1-16
Há um ditado que diz: “ Filho de peixe peixinho é: “ contudo, esse ditado não se aplica a nós, espiritualmente falando. Filho de “crente” não é “crentinho”.

Tudo que Ezequias fez para restaurar o culto ao Deus vivo de Israel, Manassés destruiu.

Manasses, se prostrou diante dos exércitos do céu, equivale a astrologia.
Manasses, queimou seus filhos com oferta no vale do Hinom.
Manasses, adivinhava pelas nuvens, olhava para o céu tentando se orientar pela formação das nuvens. Ele trocava a orientação de Deus.
Manasses conseguiu provocar a ira de Deus, praticando todas essas abominações. Ele fez tudo para ser lembrado como afronta a Deus. Talvez você esteja pensando: Por que Deus não mandou um raio e o destruiu imediatamente? Porque Deus é longânimo.

“Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não lhe deram ouvidos.” 2 Cron. 33:10.
Muitas vezes Deus tem falado a você, e você não tem discernido. Deus falou a Manassés e ao seu povo.

O Senhor dizia: “ Manassés, pare de pecar! Manassés, volte ao princípio, volte ao Deus de seu pai, é tempo de arrependimento. Mas ele continuava com coração duro.
Mas a ira do Senhor subiu contra aquele povo. 2 Cron. 36:17-20.

Manassés angustiou-se muito. Na Babilônia tudo era livre: sexo, feitiçaria, idolatria. Mas Manassés estava preso e tudo que nos prende traz canseira.
Manassés queria voltar, mas não existe caminho de volta que não passe pela humilhação.

“Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:10

E Manassés muito se humilhou. Ele era rei, mas teve que se humilhar. O texto nos diz que ele se humilhou diante do Deus de seus pais e lhe fez oração, e Deus se tornou favorável para com ele e o fez voltar para Jerusalém e então, reconheceu Manassés que o Senhor era Deus.
Manassés tirou os altares dos deuses estranhos e restaurou o altar do Senhor. Vamos proclamar essa verdade em nossa vida. Clame ao Senhor. Se você se encontra como Manassés, amarrado em cadeias, humilhe-se diante do Senhor e Ele lhe exaltará.
Pr.Marcio Valadão – Série de Mensagens nº 30

sexta-feira, 9 de março de 2012

Deixando Sua Marca


Amados do Blog,

No dia 08/03 comemoramos o Dia Internacional da Mulher, segue um texto já escrito anteriormente sobre as grandes mulheres da bíblia.





Deixando a sua marca

Existem várias mulheres na Bíblia que deixaram sua marca, irei destacar algumas que revolucionaram sua época, deixando exemplos eternos.

1) Rainha Ester: Uma rainha corajosa. Ester formulou seus planos, mesmo que significasse morrer tentando. A orientação de Deus dirigiu seus pensamentos, palavras e ações. Tinha uma fé admirável e destemida. A fim de salvar seu povo, ela apresentou um pedido ao rei e recebeu autoridade para criar estratégias (Et 8).

2) Débora: Uma juíza diferente. Era uma dona de casa quando foi escolhida para servir à sua nação. Sua compaixão foi despertada pelas atrocidades que seu povo estava sofrendo. Ela tomou a iniciativa e colocou-se à disposição, tornando-se vitoriosa ao confiar em Deus (Jz 4)

3) Abigail: Uma mulher capaz. Exerceu grande influência sobre Davi quando ela o persuadiu a não matar Nabal (seu esposo), salvado sua família e seus servos da morte (1Sm 25).

4) Rute: Uma mulher constante. Destacou-se na história como modelo de caráter feminino, dispondo-se, com alegria e confiança, a romper com seu passado tomando por base a revelação de Deus (Rt 1).

A Bíblia da Mulher traz ainda outros exemplos de grandes mulheres, Sara, Ana, Maria, Hulda, Joquebede que impactaram seu tempo, usando sua influência e sabedoria para o bem.

Creio que nós mulheres também podemos influenciar nossa geração, usando nossos dons e talentos para ampliar o reino de Deus e para deixar a nossa marca.
Esse é o tempo!

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” (Pv 31.10.)

Deus lhe abençoe!


 Suely

domingo, 4 de março de 2012

Vinho Novo em Odres Novos

Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.  (Marcos 2:22).




Odre é como se chama um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos. (Origem: Wikipédia)

Esses recipientes (odres) quando novos eram bem flexíveis e macios, mas quando velho perdiam sua elasticidade. Se fosse derramado vinho novo nesse odre velho, o recipiente estourava e o vinho se perdia (Bpa Sonia Rodovalho). Toda uma preparação da época era necessária para confecção desses recipientes.
Jesus usou uma parábola para nos trazer uma comparação e uma revelação, Ele sempre fazia isso para ensinar os seus seguidores.

Através desse texto Ele trás importantes ensinamentos à igreja, falando de um novo tempo, de odres novos e vinho novo.

O texto ainda menciona que ninguém põe remendo de pano novo em veste velha (v.21).
O novo e o velho não se misturam!
É preciso entender que viver em Jesus é deixar a prática do pecado para receber o novo de Deus.

A canção de Ludmila Ferber fala dessa mensagem:
“ Vinho novo, Vinho novo, Vinho novo,
Abundantemente em tua vida
Vinho novo, Vinho novo, Vinho novo,
Abundantemente em tua vida


Vinho novo, Jesus
Em odres novos, nossas vidas”


 Seja um odre novo e receba o vinho novo que o Senhor tem para te dar, pois através disso iremos entender qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas.
Deus lhe abençoe!

Suely