quarta-feira, 26 de maio de 2010

As qualidades de um líder - parte 1

Líderes íntegros e comprometidos com a Palavra


A Bíblia nos relata a história de um homem que foi um exemplo de líder em sua geração e ainda continua sendo para nossas vidas: Davi – um homem segundo o coração de Deus.
Em 1 Samuel 13.13-14, vemos: “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; pois teria agora o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.”
A primeira qualidade que Deus viu em Davi foi a espiritualidade. Ele vivia em harmonia com o Senhor, mesmo quando teve que enfrentar o pior momento da sua vida: vivendo em uma caverna, sozinho, sem alimento, sem alguém para compartilhar sua dor e sua agonia, totalmente na dependência do Senhor. Naquele lugar sombrio Deus começa a agir em sua vida, fazendo dele um guerreiro, treinando-o para grandes batalhas. Ali, em meio à tão grande solidão, como é descrito no Salmo 142, o Senhor começa a prepará-lo para ser rei. O líder espiritual age assim, não sai da “caverna”, deixa Deus agir na sua vida, mudando o seu caráter, passando a enxergar com os olhos espirituais as coisas do Senhor.
A Palavra é muito clara quando diz que não devemos andar ansiosos com coisa alguma, mas vivermos na dependência do Pai Celestial. Mateus 6.25, diz: “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?”. É exatamente assim que Davi se encontrava: desprovido de toda ajuda humana, mas provido da segurança de Deus.
O nosso coração deve ser inteiramente do Senhor Jesus, devemos renunciar às coisas que o desagrada e entristece e correr para os seus braços de amor.
A segunda qualidade que Deus viu em Davi foi a humildade. Segundo o Dicionário Aurélio humildade é: “Virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza; modéstia, demonstração de respeito, de submissão”. Quando o profeta Samuel chega à casa de Jessé (pai de Davi) ele pensara que Deus havia escolhido para ser o futuro Rei de Israel um homem belo, similar aos padrões de beleza do Rei Saul (que o povo escolhera), ele não imaginava que Deus havia escolhido para ser Rei, o rejeitado, o ‘feio’, o esquecido. Em 1 Samuel 16.1 está escrito: “Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas.”
Ele estava trabalhando no campo, não deixava seus afazeres, era um servo útil, fazia seu trabalho com responsabilidade, amor e dedicação. Foi exatamente isto que agradou a Deus, ele era fiel, e seu coração era completamente do Senhor. “Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar (...) Disse o senhor: Levanta-te, e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos...” (1Sm. 16.12-13.)
A partir desse momento, ele toma conhecimento de que Deus o havia escolhido para ser o futuro Rei de Israel. Ah! então ele saiu correndo aos gritos contando a todos o que acabara de acontecer? NÃO, ele volta para o seu trabalho, aos seus afazeres.
O líder é assim, humilde, obediente aos seus pastores, não se rebela, mas serve fielmente, como servo útil...
Deus olhou e aprovou o comportamento de Davi, sabia que ali estava um homem que suportaria humilhações e tudo mais para chegar onde Deus desejava.
A terceira qualidade que Deus viu em Davi foi a integridade que quer dizer retidão, inteireza moral, qualidade do que é integro. A palavra ‘integridade’ vem do hebraico thamam, traduzido como: completo, inteiro, inocente, sadio, sólido, forte. “Tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração, e os dirigiu com mãos precavidas.” (Sl. 78.71-72.)
Deus viu em Davi a inocência de um coração completo e íntegro para servi-lo. Deus não está à procura de espécimes admiráveis da humanidade, mas de líderes íntegros e comprometidos com a sua Palavra. Ele busca servos profundamente espirituais, verdadeiramente humildes e que tenham integridade.
O Senhor lhe abençoe.
Suely

7 comentários:

Rodolfo S. Costa disse...

Graça e paz!
Suely Resende

Primeiramente quero dar os Parabéns pelo Abençoado e Edificante Ministério HD, assim como todo o conteudo do Blog!
Já estou seguindo o Blog e no Twitter!

Agradeço muito a visita e participação no meu blog!
Volte Sempre! Será motivo de muita honra!

Um Abraço a voçê e a todos do HD.

Cristao confuso disse...

Olá, Suely.

Você postou lá no "Recortes" do Éder, e aproveitei para conhecer o blog de seu ministério.

Gostei! Tô seguindo.

Se quiser conhecer o meu, é pobre mas é limpinho.
Cristão Confuso

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Pr.Rodolfo,
Muito obrigada por deixar comentário e se tornar seguidor.
Deus o abençoe,
Abraços
Suely
HD

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Zé Luis,
Que bom receber sua "visita".
Vou conhecer seu blog SIM.
obrigada por se tornar seguidor
Deus abençoe
Suely

Unknown disse...

Olá Suely!

Obrigado por visitar o meu blog e por se tornar seguidora, eu também visitei seu blog e como gostei muito (E eu não sigo nehum blog cujo o conteúdo eu não tenha gostado), estou te seguindo também, adorei a postagem sobre liderança.
Parabéns pelo Blog.
Abraços e Paz!!!

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Gilson!
Fiquei MUITO feliz com seu contato e seu comentário em nosso blog.
Estarei sempre visitando sua pagina.
Deus o abençoe
Suely
HD

Anônimo disse...

Pessoal, existe uma notícia lançada na internet que existe uma filha de Deus encarnada aqui na terra, que a igreja a esta protegendo. Alguém ouviu falar sobre isso.revelações surpreendentes.http://paideusexiste.blogspot.com/