segunda-feira, 30 de maio de 2016

Foto: pixabay.com

A liderança é uma responsabilidade tremenda. Ela pode nascer naturalmente ou através das circunstâncias e das oportunidades da vida. A igreja tem um papel importante na formação de líderes. Pessoas são treinadas internamente para desempenhar atividades e, dessa forma, são capacitadas. Os talentos surgem ao ponto de refletirem também na vida profissional.
Lembro-me que, após aceitar a Jesus na igreja que minha mãe frequentava (no centro da cidade), entendi que seria necessário frequentar uma mais próxima de onde morávamos, devido à locomoção. Eu tinha um desejo enorme de ser útil na igreja. Logo que chegamos e nos tornamos membros, fomos recebidos pelo pastor, que não hesitou e iniciou um período de treinamento. Após isso, foi delegando atividades. Ele era bem exigente, e creio que isso foi importantíssimo. Aprendemos muitas coisas por meio do seu exemplo, tais como: integridade, responsabilidade, zelo, renúncia, pontualidade e dedicação. Aos poucos fui crescendo em graça e conhecimento.
A liderança ministerial e profissional chegou mais tarde, e hoje percebo o quanto a minha dedicação na obra de Deus foi fundamental para minha trajetória profissional.
Nesses anos de ministério temos aprendido continuamente sobre liderança, a cada dia uma nova experiência que nos faz crescer.
O líder não foi chamado para dar ordens, mas mostrar que é possível, para estar à frente da sua equipe e ministério, para motivá-los e incentivá-los.
O escritor Mario Sergio Cortella diz: “O poder é para servir e não para se servir. Um poder que se serve em vez de servir não serve”.
É muito importante o líder formar uma boa equipe, não concentrar as tarefas em si próprio, mas preparar pessoas, dar oportunidades e  fazê-las crescer.
Ser líder é ser delegado para uma missão. A missão de amar, testemunhar, ouvir, valorizar e servir.
Deus os abençoe
Suely

3 comentários:

Bell disse...

Ser líder é ter um chamado, muita gente tenta mas não se adapta. É negar a sua vontade em prol da igreja e do outro, é cuidar e orientar, é buscar a direção de Deus sempre para tudo.
Eu acredito também que temos que congregar perto de casa, até pelo fato de poder se dedicar e chegar sempre na hora para os compromissos.

bjokas e um dia abençoado=)

Lucinalva disse...

Olá Suely
Que alegria ler sua postagem. Tema muito interessante. Gostei da frase: "Ser líder é ser delegado para uma missão. A missão de amar, testemunhar, ouvir, valorizar e servir." Um forte abraço.

Celina Pereira disse...

Boa noite, Suely.
Bom é trabalhar na obra de Deus, sendo líder ou liderado.
Gosto mais de ser liderada.
Também gosto de participar. Ao contrário de sua história,
no momento frequento uma igreja um pouco mais longe de minha casa
justamente para participar mais, pois ali há menos pessoas
atuando no louvor.
Bjs,boa semana!